segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Lanchando carambolas

Postado por Gabriela de Amorim às 23:56 0 comentários
Hoje lanchei com alguns de meus alunos do terceiro ano, pois levei algumas carambolas do pomar aqui de casa, que meu pai colheu para eles!


Divertimo-nos comendo estrelinhas!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

É hoje, o grande dia!

Postado por Gabriela de Amorim às 13:00 0 comentários

Olá amigos!
É hoje o grande dia!
Estou ansiosa para este momento, mas tenho certeza que na hora tudo passará, pois Deus há de me tranquilizar! Como de costume estou sentido um mal estar, isso sempre ocorre quando estou nervosa ou ansiosa por algo!
Mas tudo vai dar certo, fui liberada do trabalho hoje e logo mais vou para o salão me "emperequetar". Assim que der, volto a fazer novos posts sobre a formatura, certamente assunto não irá faltar!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Atividades de Matemática: número, algarismo, antecessor e sucessor

Postado por Gabriela de Amorim às 23:41 0 comentários
Amanhã será o culto ecumênico de minha formatura. Por isso, ganhei folga no trabalho, já que passarei a tarde no salão de beleza. Essa será a primeira vez que vou me ausentar do meu grupo do terceiro ano. Mas como eles terão aula, mesmo sem minha presença, deixei meu planejamento organizado, com algumas questões do livro didático de matemática para serem respondidas em sala e outras três atividades xerocadas, sobre os assuntos trabalhados no capítulo anterior do livro, como deveres. Compartilho:




Como encontrei esses materiais há algum tempo, quando navegava pela rede, não sei de qual obra foram digitalizados. Assim, solicito que se alguém souber, por favor me comunique, para que eu possa dar créditos.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Ano novo, agenda nova!

Postado por Gabriela de Amorim às 04:59 0 comentários
Início de ano é sinônimo de agenda nova! Mas podemos encontrar práticas antigas, como esquecer a agenda em casa, não trazer bilhetes assinados e por aí vai. Pensando em uma mensagem que pudesse transmitir um pouco sobre esse "novo começo" encontrei na rede, e adotei, o bilhete abaixo:

Para imprimir esse bilhete em uma folha A4, aqui tenho um modelo com dois por página.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

O primeiro contato com Sabrina

Postado por Gabriela de Amorim às 04:28 0 comentários

Receber o convite para ser madrinha de uma criança sempre foi um sonho. Pensei que a maior alegria estivesse no carinho e amor que um convite como este demonstra. Saber que sua afilhada será uma menina e que se chamará Sabrina, foi outro momento emocionante dessa fase de ser dinda. Mas nenhum desses sentimentos maravilhosos se compara ao que senti ontem.

Tinha ouvido da mamãe Daiane e do papai Nael que os movimentos da princesa Sabrina estavam ficando mais intensos e frequentes. Mas ainda não havia presenciado nem sentido nenhum deles. Agora com aproximadamente sete meses de gravidez, a mamãe Daiane estava aqui na casa da dinda e quando resolvi fotografar aquele lindo barrigão, eis que recebo o aviso: "Ela está mexendo!".

Foi a primeira vez que ela se comunicou com a dinda! Coloquei a mão na barriga da mamãe e senti um movimento bem leve! Possivelmente tenha sido a cabeça dela se movimentando, já que Sabrina está sentada. Ela também deve ter adorado ser fotografada. Embora minha amiga Guigui pedisse que Sabrina se mexesse para ela, não adiantou! Ela deu apenas o seu ar da graça para essa dinda babona aqui.

Espero ansiosa para a chegada desta princesa em abril de 2011! Soube que ela já tem muito cabelo e torço para que esta pequena guerreira consiga se virar com sucesso dentro da barriguinha da mamãe. Adoro poder ficar imaginando o rosto dela e já a AMO MUITO!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A visita dos insetos

Postado por Gabriela de Amorim às 00:24 0 comentários
Ontem sai de casa para ministrar aulas de ciências naturais mas recebi uma aula de Biologia. Um inseto entrou voando pela sala enquanto estávamos numa aula cujo conteúdo era o universo. Poderia ter sido quando fossemos estudar insetos mas a natureza não espera que planejemos para que ela possa aparecer.

De repente, um inseto parecido com esse da imagem (não sei se era igual porque não tive tempo de conferir) invadiu a sala de aula, segundo um dos meninos era uma formiga rainha.

Fonte da imagem (semelhante ao visitante)

Diante da visita o desespero tomou conta das nove crianças que estavam em sala. Tudo bem, nove não, pois um dos meninos afirmava que não estava com medo e outro queria tê-lo como estimação. Apesar do agrado dos dois, outras sete crianças esperavam que eu tomasse uma providência quanto ao inseto que insistia em entrar e sair da sala e a cada nova entrada era recebido aos gritos.

Uma das crianças entrou em pânico e começou a chorar. Logo, um menino demonstrando ser mais corajoso começou a rir do colega. Não poderia admitir isso, então questionei se não tinha medo de nada e ele confessou ter medo de cobra. Depois da turma tranquilizada (ou nem tanto) tivemos uma nova visita. Há essas alturas os movimentos de rotação e translação já haviam literalmente ido para o espaço.

O inseto desta vez era outro (semelhante ao da imagem, só que cinza) e pousou na parede próximo ao armário. Tive a idéia de esvaziar o pote que havia sobre a mesa com carimbos e prender o inseto. Felizmente a missão foi bem sucessida. Todos puderam visualizá-lo e um menino ainda afirmou que era um "Fede fede", embora depois eu tenha descoberto que não era.

Na hora do recreio, conversei com a professora que ministra aulas ao lado de minha sala. Ela contou que suas crianças ficaram assustadas, querendo saber se era uma aranha que havia entrado na sala. Emprestei o inseto para que eles também pudessem conhecê-lo.

Durante o decorrer da aula, que pode prosseguir em seu rumo, as crianças olhavam para o inseto, questionavam se ele não morreria ou mesmo se ainda estava vivo. Diante da preocupação avisei que soltaria no fim da aula, assim ele não voltaria para a sala.

Foi neste momento que acredito que atingi um bom objetivo com minha atitude de prender o inseto. O menino que inicialmente havia chorado de pânico, agora estava ansioso pela liberdade do inseto.

Após o término das aulas, todas as crianças foram embora, mas o menino em questão retornou. O que queria? Lembrar-me de soltar o bicho aprisionado. Foi o que fiz com ele ao meu lado. Para ter um final feliz ele sorridente me disse: "Esse aprendeu a lição, não vai voltar nunca mais!".

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Bilhete: Deveres de casa e atividades de sala

Postado por Gabriela de Amorim às 16:43 0 comentários
Esse é meu primeiro ano como professora dos anos iniciais e diante dos novos desafios temos que ir buscando alternativas que facilitem a comunicação com os pais e que favoreça o desenvolvimento de cada criança. Pensando em fazer as comunicações de modo individual, mas sem prejucar o andamento do coletivo, comecei a buscar nas imagens disponíveis na rede modelos de bilhetes. Compartilho abaixo o modelo que adotei e que cativou algumas crianças por ter uma imagem. Assim, recados para os pais podem ser vistos como recados e não como ameaças ou punições.


Caso queira imprimir, aqui tem uma versão em tamanho A4, com 4 desses bilhetes.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Meus primeiros trabalhos - Decoração da sala

Postado por Gabriela de Amorim às 20:56 0 comentários
Ansiedade a mil para trabalhar com os pequeninos!
Mas já estou com a decoração da sala prontinha!
Venho compartilhar meus trabalhos!




Os Smurfs

Postado por Ingrid Sell Koerich às 19:58 0 comentários
Não sei sobre a Gabe, mas não tem como eu pensar na minha infância e não lembrar desses carinhas!! Os Smurfs são muito fofos!!!
No final do ano (acho) sai o filme deles em 3D!!!
Segue o trailer em inglês...Assim que eu achar coloco em português!


Lembrete: Lição de Casa & Materiais para aula de artes

Postado por Gabriela de Amorim às 17:53 0 comentários
A cada dia surgem novas necessidades, a cada necessidade, novas tecnologias. Na educação não é diferente! Como professora percebi a necessidade de otimizar o tempo junto com as crianças. Ao invés de ficar horas e horas escrevendo no quadro e pensando se as crianças irão ou não lembrar do que copiaram, ou mesmo vão entender o que escreveram, pensei em procurar lembretes de deveres e acabei também encontrando disponível na internet um modelo de lembrete demateriais para serem levados para aula de artes. Compartilho:


Caso seja necessário imprimir em A4, aqui tem o documento, com 4 bilhetes em cada folha.

Atividade: Primeiro dia de aula

Postado por Gabriela de Amorim às 00:00 0 comentários
Essa foi a primeira atividade que planejei para meus nove alunos do terceiro ano!
Hoje foi nosso primeiro dia de aula e foi muito bom recebê-los e receber o carinho que eles me ofereceram! Estou louca para postar aqui as fotos da decoração da sala, mas primeiro preciso me organizar para fotografar os painéis que fiz.
Bom, por enquanto é isso, preciso voltar ao meu planejamento.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Eram 12!

Postado por Gabriela de Amorim às 05:55 0 comentários
Confesso! Durante a semana toda (desde terça-feira) fiquei pensando quem seriam as doze crianças que iriam ser meus primeiros alunos. Quantos meninos? Quantas meninas? Como seria a sala? Qual a proposta da escola?
E hoje, algumas dessas perguntas começaram a ser definidas. Descobri que minha sala é em tons de azul e verde, que terei somente oito alunos, dentre os quais duas são meninas e seis são meninos. Recebi o livro didático que vai me auxiliar no dia-a-dia com as crianças e decidi como seria a decoração da sala.
Embora o espaço pareça aparentemente pequeno, reconheci como um espaço acolhedor., além disso, é suficiente para a quantidade de crianças que vou receber! Além de tudo, animei-me a delinear os primeiros passos de meu planejamento.
Bom, como o trabalho está me esperando, em breve volto para fazer um post sobre o resultado de minha decoração da sala e também assim que possível sobre o meu primeiro plano de aula.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Florzinha boladona!

Postado por Gabriela de Amorim às 17:43 0 comentários

Quando vi essa imagem, além das recordações das horas que passava vendo minha florzinha darçar, logo pensei: "Se ela fosse inventada hoje, seria chamada de florzinha boladona"!
Brincadeiras a parte, animo-me muito quando estou navegando pelo google imagens, em busca de uma coisa e acho outra.
Não lembro quem me deu esse brinquedo, mas lembro que o molejo desta planta que rebolava me fascinava! Minha plantinha acho que era amarela, devia ser um girasol, ou tinha os óculos amarelos? Bom, isso são detalhes! O importante é que essa imagem representa parte de meus momentos de diversão e isso é muito bom!

Pintinho Piu Piu

Postado por Gabriela de Amorim às 16:27 0 comentários

Nossa encontrei essa imagem na rede e me surpreendi com as minhas lembranças! Esse piu piu funcionava a pilha e quando apoiávamos na mão ele piava. Lembro que foi um dos últimos brinquedos que doei. Se não estou enganada, dei para minha irmã Maria Eduarda.
De quebra, vivia cantando: "Meu pintinho amarelinho cabe aqui na minha mão na minha mão, quando quer comer bichinhos com os seus pézinhos ele cisca o chão. Ele bate as asas, ele faz piu piu, mas tem muito medo é do gavião."
Por ironia do destino ou não, logo no primeiro ano de minha irmã na creche, o objeto que ela escolheu para representá-la foi um piu-piu e assim lembro que também vivia cantarolando (embora nem soubesse falar direito).

Boneca Zic Zac

Postado por Gabriela de Amorim às 06:01 0 comentários

Por acaso achei uma foto dessa boneca no Google imagens e lembrei de como eu brincava com essa boneca. Confesso que por vezes ficava chateada porque queria mais opções de cabelo, mas no fim aceitava treinar os cortes com ela., até que os velcros começaram a se soltar. Não que tenha dado defeito, talvez eu que tenha brincado demais mesmo!

Meu primeiro dia de aula - Planos!

Postado por Gabriela de Amorim às 03:50 0 comentários

Dizem que a primeira impressão é a que fica, eu tenho minhas dúvidas mas pelo sim, pelo não é melhor tentar causar uma boa impressão para não alimentar uma antipatia gratuita e generalizada logo na primeira aula. Pensando sobre o momento de minha apresentação, decidi que vou falar um pouco sobre mim, sem me estender muito, mas tetando mostrar a eles que podem confiar em mim porque sei do que estarei falando. Como será minha primeira aula na vida (como professora e não como estagiária) vou tentar não chamar muito a atenção para este ponto, vou dizer onde estudei e onde fiz meus dois estágios obrigatórios. Nesse sentido, minha idéia é encorajar os alunos a fazerem algumas perguntas sobre o que querem saber a meu respeito ou a falarem um pouco sobre eles também.
Para animar esse primeiro contato, estou pensando em levar algum livro de literatura infantil, mas ainda não decidi qual. Talvez a ida amanhã na instituição para que eu possa fazer a decoração da sala, ajude nesta escolha também!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O Primeiro dia como Professora...da Gabe!

Postado por Ingrid Sell Koerich às 23:53 0 comentários
A torcida para que essa entrevista chegasse era demais (apesar dela não ter me contado...kkk), eu não via a hora da 'Gabe' conseguir um emprego na nossa área, estava indignada dela querer ir trabalhar no shopping! Eu falava:
- Calma, alguma coisa vai aparecer!
E não é que deu certo!!
Passamos 4 anos de nossas vidas, juntas, estudando para chegar a este momento! O meu aconteceu há um ano, e aquele frio na barriga apareceu esse ano novamente, também! Saber que você estará a frente de 29 crianças (bem diferente de 12) é bastante preocupante (kkk), principalmente quando você já conhece as 'figurinhas' que estarão por lá.
Adoro meu trabalho e sei que a Gabe também vai amar! As idéias dela são demais, estar sempre a procura de coisas diferentes (o que ela faz normalmente) é ótimo para este momento, apesar da euforia nos fazer esquecer de alguns detalhes (como decoração - apesar dela ter visto eu fazer a minha), mas tudo é contornado com a ajuda das amigas que estarão aqui sempre pra te ajudar.
Nossos futuros finais de semana de planejamento serão ótimos!!!

Parabéns Amiga por mais essa conquista!
Fico muito feliz em saber que você esta feliz!!!

Que este ano seja maravilhoso para todas nós!!!
A Dinda Te Ama muito!!
Beijão!

Como será meu primeiro dia como professora?

Postado por Gabriela de Amorim às 22:48 0 comentários

ABC é sugestivo! É o básico! Na última segunda-feira, dia sete de fevereiro (2011) fui em uma entrevista e já ficou acertado que começo na semana que vem com uma turma dos anos iniciais. É um centro educacional que fica próximo a minha casa e oferece atendimento particular de educação infantil e anos iniciais. Deixei meu currículo no final do ano passado e fiquei feliz com o telefonema da entrevista.
Já na entrevista, a diretora me avisou que só tinha vaga para os anos iniciais, e foi além afirmando que eu tinha "cara de educação infantil", cara de boazinha. Bom que ao menos a primeira impressão foi boa, pois essa semana tinha ouvido de minha tia que sou muito cruel com minha irmã de cinco anos de idade.
Na entrevista, a diretora demonstrou uma dúvida em me dar uma turma de terceiro ou quarto ano e pediu que no dia seguite eu passasse por lá para pegar uns papéis para começar o planejamento, possivelmente uma apostila e também um cronograma do trimestre. Cheia de expectativas, fui no dia seguinte no horário combinado, mas devido a correria, o material ainda não estava separado. Mas fiquei feliz em saber que minha turma será um terceiro ano (antiga segunda série) e que no máximo terá 12 crianças na turma.
É interessante como a vida nos reserva surpresas. Estou cheia de ansiedade para saber quem são as crianças, qual a proposta da escola, que materiais disponibiliza, o que oferece de recursos (biblioteca e informática) e muito mais sobre o planejamento.
Estava por aqui navegando por alguns blogs e atualizando meu blog sobre literatura, quando recebo um novo contato telefônico, era da escola, pedindo que amanhã eu vá até lá para fazer a decoração da sala.
Nossa! Mais uma coisa que eu nem havia pesando! Mas fico muito feliz em poder pensar, planejar, organizar e me auto policiar, pois senão minha ansiedade atinge as alturas e fico só pensando nisso. Afinal, agora uma coisa não sai da minha cabeça: como será meu primeiro dia como professora?

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Toalha: Sabrina & Coelhos

Postado por Gabriela de Amorim às 18:57 0 comentários




Toalha: Maria Eduarda & 102 Dálmatas

Postado por Gabriela de Amorim às 04:35 0 comentários

Ao saber que eu iria fazer uma foto da toalha antes de deixar com ela, Maria me questionou: "Assim, óh! Eu vou sair na foto segurando assim?". Tem como negar uma modelo assim? O detalhe é que na hora da foto, ela estava deitada e vendo TV, isso explica o penteado!



Como ela me pediu a tolha, também vale a pena registrar. Eu estava na casa da minha mãe e pedi algumas revistas com gráficos de ponto cruz. Depois de algum tempo, minha mãe veio com duas pastas com materiais e eu fiquei folheando. Ao folhear algumas achei alguns modelos de babadores/babeiros e resolvi que iria procurar gráficos pequenos para bordar os babadores de minha afilhada Sabrina. Comecei a mostrar para a minha mãe alguns modelos e vendo meu trabalho, ela pegou uma revista, dizendo que iria me ajudar a procurar. Embora eu procurasse gráficos de desenhos pequenos e ela apenas babadores, ficamos por algum tempo nessa atividade.
Vendo o envolvimento da mãe, que também planejava bordar uma toalha para um sobrinho, Maria com seu encanto pediu: "Mana, faz um pra mim?". Expliquei que ela não era mais bebê e que não usava mais babadores. Embora argumentasse "Mas é pa minhas quianças", referendo-se as bonecas e expliquei que se quizesse uma toalha eu poderia fazer.
Ela aceitou a proposta e foi logo pedindo "Quero uma toalha marrom!". E já antecedendo a dificuldade em comprar uma toalha marrom expliquei: "Ah, marrom? Marrom nem tenho! Escolhe uma dessas cores" apontando um saco que havia algumas toalhas. Ela logo respondeu "Quero rosa escuro!".
Para ver onde iria com essa história, até porque eu também a pouco havia bordado uma toauha com girafas para ela, disse que para bordar eu precisaria de dinheiro, para comprar a toalha, as linhas e também para pagar meu serviço.
Ela prontamente disse: "Peraí mana!" e saiu correndo. Eu questionei a mãe, perguntando se ela iria buscar dinheiro. Foi quando a mãe me contou que ela havia ganho cinco reais de um tio e dois de outro tio e disse que se ela me desse eu deveria aceitar o dinheiro. Quando voltou com sete reais nas mãos, entregou-me e perguntou: "Esse dá mana?". Fiquei com cinco reais, devolvi dois e disse: "Só esse está bom!". E emendei: "Mas vais querer que eu borde que desenho?". Prontamente ela me disse: "Cachorrinho".
Minutos mais tarde, enquanto nós ainda olhávamos as revistas e ela brincava com papel e caneta ela pediu para que a mãe soletrasse um bilhete que queria fazer, para que eu não esquecesse de bordar:
Minha mãe pediu que fosse preferia que eu bordasse um dálmata, pois ela acha bonito. Fui para casa de praia de minha amiga Ingrid e lá ela me ajudou a pensar a toalha, escolhendo os cachorrinhos. Seguem abaixo os gráficos que utilizei.


sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Toalhas de banho e boca: Sabrina & Patos

Postado por Gabriela de Amorim às 17:55 0 comentários





 

Minhas Memórias Copyright © 2010 Design by Ipietoon Blogger Template Graphic from Enakei