segunda-feira, 18 de julho de 2011

Editais de Mestrado - UFSC 2012

Postado por Gabriela de Amorim às 15:41 0 comentários
Sempre é difícil e árdua a tarefa que o ser humano tem de fazer escolhas. Estou reunindo documentos e também informações para tentar me encontrar no mundo da pós-graduação. Aproveito para fazer este post com algumas áreas que me interessam e suas respectivas linhas de pesquisa.


ÁREA ANTROPOLOGIA
Linhas que me interessam:
Identidade, Etnicidade e Migração

Constituição de grupos étnicos e suas interações. Debates sobre raça e etnia. Racismo. Estudo sobre o negro no Brasil. Comunidades quilombolas. Comunidades imigrantes e haliêuticas em SC.

Políticas públicas e sociais, justiça e direitos humanos

Percepções de direito e justiça. Jogos de poder entre atores desiguais. Acepções da cidadania nas práticas individuais e sociais. Relações entre a cidadania e os órgãos do Estado. Políticas sociais, assistência, inclusão. Grandes projetos públicos e privados e populações locais. Políticas do multiculturalismo.

O edital está disponível no PPGAS e as inscrições deverão ser feitas de 13 a 31 de outubro de 2011.


ÁREA SERVIÇO SOCIAL

Linha que me interessa:

Direitos, Sociedade Civil e Políticas Sociais na América Latina

A linha de pesquisa: DIREITOS, SOCIEDADE CIVIL, POLÍTICAS SOCIAIS NA AMÉRICA LATINA estrutura-se sobre a trajetória de docentes que, desde a década de 1990, vem se dedicando ao debate da política social ancorado na perspectiva dos direitos e da organização da sociedade civil, que se expressa através da larga produção apresentada nos últimos dez anos. Neste debate tem se destacado uma produção sedimentada em torno do eixo dos direitos, particularmente no âmbito da seguridade social (direito à saúde, à assistência social, dos direitos da criança e do adolescente, das mulheres) e de estudos da política social na América Latina. A orientação da maioria das investigações e estudos tem se norteado pela estreita relação com o Serviço Social, incluindo a dimensão interventiva da profissão.

Ao longo desta trajetória a produção dos pesquisadores tem propiciado uma articulação significativa com Universidades e Grupos de Pesquisa da América Latina, datada desde 1999. Esta articulação tem possibilitado o intercâmbio entre os docentes através da realização de seminários, visitas de estudos, configuração de rede de pesquisa, publicações conjuntas e oferta de disciplinas nos diferentes Programas de Pós-Graduação.

A conformação desta linha ocorre a partir de uma experiência sedimentada em torno das configurações da política social – conteúdos, bases legais, institucionalidades, desenhos programáticos, organização e gestão, financiamento, perspectivas e tendências; do debate sobre os direitos – fundamentos e garantias, expressão em regiões de fronteiras, nas questões de gênero e gerações e dos processos de organização da sociedade civil no contexto latino-americano.

ÁREA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Linhas que me interessam:

* Formação de Professores

A linha tem o objetivo de investigar a formação de professores no enfoque da educação científica e tecnológica e sob as perspectivas de suas práticas, teorias e epistemologias em diferentes ambientes de ensino e aprendizagem e níveis de escolaridade. Abrange investigações
tanto da formação inicial quanto continuada de professores. São focos de interesse:

  • Investigação sobre as concepções, idéias, imaginário dos professores em formação inicial ou continuada;
  • Estudos sobre os currículos das licenciaturas relacionados,reflexões sobre o estágio supervisionado e da prática pedagógica como lócus de conhecimento e não como apenas uma aplicação de teorias.
  • Estudos sobre o papel do professor relacionadas à produção, aplicação e avaliação de propostas de ensino em pesquisas de natureza participante, etnográfica, pesquisa-ação, para o repensar da prática pedagógica.

* Ensino e Aprendizagem das Ciências

Esta linha agrupa investigações que dizem respeito aos processos de ensino e aprendizagem nas diversas áreas das Ciências (Biologia, Química e Física) e da Matemática. São focos de interesse para pesquisa:

* as concepções teóricas acerca da aprendizagem e do desenvolvimento humano, visando a construção de modelos pedagógicos;
* os fatores cognitivos, afetivos e motivacionais, entre outros, envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem dessas áreas;
* as estratégias de ensino e aprendizagem, como, entre outras, construção de ilhas de racionalidade, aprendizagem significativa, resolução de problemas e modelagem;
* os registros de representação semiótica na aprendizagem matemática;
* as concepções prévias de alunos de diferentes níveis educacionais, quanto a conceitos das Ciências e da Matemática;

* a proposição de materiais inovadores para o ensino e a divulgação das Ciências e da Matemática, para sua utilização nos diferentes ambientes de ensino (formal, informal e a distância).

* Mídias e Ensino de Ciências

A linha de investigação Mídias e Ensino de Ciências destaca os limites e as possibilidades para socialização dos conhecimentos da educação científica e tecnologia, consideradas as perturbações e os desafios que as Tecnologias de Informação e Comunicação têm provocado em todos os níveis de ensino. Estuda o contexto da educação articulado a mediações tecnológicas, em particular os ambientes virtuais de aprendizagem que hospedam hipermídias: texto, imagem, movimento, som, simulações com variações de escala. São focos privilegiados dessa linha:

* investigações a respeito de concepções teóricas sobre o processo de ensino-aprendizagem, visando construir modelos pedagógicos pautados na reflexão teórico-prática do Ensino de Ciências da Natureza e Matemática;
* investigações a respeito de estratégias de ensino-aprendizagem nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática, tendo em vista a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação;
* investigações que permitam a produção inovadora de materiais educacionais para o processo de ensino-aprendizagem e à divulgação das Ciências da Natureza e Matemática, em ambientes de ensino formal, não formal e a distância.

* Linguagens e Ensino

Estudos enfatizando a importância do funcionamento da linguagem, não apenas como mero instrumento de comunicação, visando estabelecer relações menos ingênuas e naturalizadas sobre os discursos dominantes da ciência e da tecnologia. A linguagem è vista como “jogos de linguagem” que são estabelecidos por regras, convenções, na cultura e na história, produtores de sentidos da tecnociência e da educação, centrados nos aspectos culturais e sócio-históricos. A linguagem é investigada como forma de representação em diferentes lugares: da arte, da educação científica e tecnológica, da matemática, da história, da arquitetura. São focos privilegiados desta linha:

* investigações sobre leitura e escrita, visando também repensar a formação do leitor no ensino de ciências e tecnologia;
* análise do funcionamento da linguagem (em textos didáticos e outros, em interações discursivas nas salas de aula, na mídia) com vistas à proposição de estratégias para a educação em ciências e tecnologia;
* investigações sobre o imaginário de alunos e professores sobre a linguagem e seu funcionamento em aulas de ciências;
* estudos das problematizações como meio de emergência de conhecimentos;
* análise de discurso e relações CTS no Ensino de Ciências e Tecnologia.

Essa última, do PPGECT, está com as inscrições para o período de 12 a 16 de setembro de 2011. Mas no momento no POS, não possui seleção para mestrado. Na área da educação, o PPGE realizou o processo seletivo em 21 a 28 de março de 2011. Enquanto o PPGHistória realizou 22 de setembro a 04 de outubro de 2010.

Outras tantas áreas ainda podem ser encontradas no PRPG.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Greve dos professores do Estado de Santa Catarina - Parte 3

Postado por Gabriela de Amorim às 22:24 0 comentários

Vai para a televisão, mentir para a população, dizendo que aprovou a implantação do Piso, que nenhum professor vai receber menos de R$1600,00, quando na verdade pretende achatar o plano de carreira dos professores.
Gente que trabalhou e estudou a vida inteira pra fazer aquilo que o senhor não faz: educar crianças, jovens e adultos para serem cidadãos críticos, que cumprem seus deveres e exigem seus direitos! Não… o senhor precisa de gado, né, Governador… precisa de massa de manipulação, de mão de obra barata… o que foi mesmo que o senhor disse na reunião com o SINTE e o Comando de Greve na segunda feira? Ah… “A educação NÃO É PRIORIDADE para a sociedade”. Não, claro que não. A sociedade quer que seus filhos crescam ignorantes. O senhor tem razão…
Que vergonha, Governador!
Vai para a televisão dizer que não pode comprar os uniformes para os alunos por que precisa pagar os professores…
Jogo sujo, hein? Que baixeza! Afinal o Sr. sabe que boa parte da população não está ciente de que a verba para o pagamento dos professores É DIFERENTE E SEPARADA da verba para a aquisição dos uniformes, né?
Assim, os professores ficam parecendo os vilões da história, quando na verdade são os bolsos dos Parlamentares que ficam cada vez mais cheios com o que deveria ser o nosso salário… Sinto muito, Governador, o vilão dessa novela mexicana é o senhor mesmo! Eu sei e o Sr. sabe.
Que vergonha, Governador!
Vai para a televisão dizer para a população que a greve acabou, quando na veradade, está só começando! Mente para o povo, faz com que os pais mandem seus filhos para a escola só para darem com a cara na porta e voltar para casa novamente. Manipulando o caos, hein? Bonito isso… para tentar culpar os professores, né? Assim a população se revolta e o movimento enfraquece…
Sinto muito lhe informar, Sr. Governador, mas a população já está sendo informada das suas mentiras. E o movimento não vai enfraquecer. Dessa vez, vamos até o fim! Dessa vez, a lei será cumprida. Ou será que o Governo do Estado está acima da Lei?
Mais uma coisa, Excelentíssimo Governador Raimundo Colombo: O Governo Federal deixou claro que os Estados que não tiverem dinheiro suficiente para implantar o piso conforme a tabela, receberam auxilio financeiro da União.
Se o Sr. afirma que Santa Catarina não tem dinheiro suficiente, por quê é que não pede ajuda do Governo Federal? Ah… é por que Santa Catarina TEM DINHEIRO, não é? E o Sr. não tem como provar o contrário, afinal, esse dinheiro, que vem do FUNDEB, vem sendo desviado para outros setores, certo?
Hmmm… será que é por isso que a Promotoria Pública está processando o Estado por uso indevido e desvio das verbas do FUNDEB? Ah… endendi… Isso o Sr. não fala na TV, né?
Tem muita coisa acontecendo em Santa Catarina, Governador. O Sr. deveria ser o nosso principal Servidor, administrando o bem público pelo povo e para o povo. Deveria pelo menos QUERER se orgulhar de ser um Estado
com menor índice de analfabetismo, melhor atendimento na saúde pública, melhor nível de educação, melhores condições de trabalho, menor índice de pobreza. Se o Sr. pelo menos QUISESSE se orgulhar dessas coisas, se o Sr.
pelo menos QUISESSE ter orgulho de ser Governador do Estado de Santa Catarina, tomaria providências para que todos esses anseios do SEU POVO se tornassem realidade, ou pelo menos, caminhassem para isso.
Mas infelizmente o senhor é como vários administradores de outros Governos, não é? Só quer se orgulhar de poder passar a semana no seu Sítio em Lages, sem nada para fazer, de papo pro ar, ou de poder passear pela Europa, enquanto por aqui, na terrinha, nós não temos nem o direito de ir e vir, já que nossos miseráveis salários não custeiam nem as passagens de ônibus…
É…. mania feia essa que o professor tem de querer comer 3 vezes por dia…

Pedimos, humildemente, que a população continue nos apoiando, essa luta é pela EDUCAÇÃO CATARINENSE, que merece ser respeitada...

Autor(a) desconhecido, mas com certeza as palavras são VERDADEIRAS!

terça-feira, 12 de julho de 2011

Belas memórias de infância - Férias

Postado por Gabriela de Amorim às 18:46 0 comentários

Memórias de infância são especiais para todos. Eu tenho memórias muito felizes da minha infância e sempre me lembro com nostalgia de todas elas. Eu nasci em uma família pequena (sendo filha única), mas com a separação dos meus pais, cresci em uma família grande (fui criada por meu pai, meus tios padrinhos e seus quatro filhos). Eu me lembro como se fosse ontem. Os minutos pareciam horas. Tenho ótimas lembranças dos momentos que vivi com meus primos/irmãos, de passeios de bicicletas, nos jogos de futebol em nosso quintal (em diferentes casas, pois morávamos de aluguel), de subir em árvores para colher frutas (uma das casas que moramos, no bairro Flor di Nápolis, tinha um pomar gigante e passávamos horas nas árvores de goiaba e ameixa).
Por tudo isso, hoje, costumo definir a minha infância como um período de férias sem fim. Um fim de semana era efetivamente um final de semana, sem preocupações com as semanas seguintes. Algumas das grandes lacunas das memórias da minha infância estão durante meu tempo na pré-escola. De lá, lembro-me de "espancar" os meninos que queriam namorar comigo na hora do recreio, nos fundos da escola e de uma festa na igreja, quando os meninos ficaram comentando que eu sabia dançar muito bem (um segredo nosso: muito treino em casa, em frente ao espelho, cantando e dançando). Nessa época, eu também aprendi a ler as letras de músicas, que meu pai escrevia para que cantássemos juntos. Era encantador chegar aos finais de semana, com a casa cheia (afinal, morávamos em 8 pessoas), muita comilança e em especial os churrascos com maionese eram os mais aguardados (pelo menos por mim)! Era um tempo em que meu sonho era conseguir dormir o mais tarde possível e hoje vivo na esperança de conseguir acordar cada dia mais cedo!
Toda a minha adolescência seguiu no mesmo rumo, cheio de boas lembranças. Ainda me lembro do dia do meu primeiro beijo. As coisas feitas de escapar dos olhos dos conhecidos e todas as artimanhas pensadas para evitar todas as conversas sérias com meu pai se descobrisse que eu aos 13 anos havia dado meu primeiro beijo.
Hoje, por vezes me questiono, porque não conseguimos armazenar em nossa memória todos os ótimos momentos que vivemos durante nossa infância. Assim, poderíamos valorizar mais aqueles momentos. Aqueles que eram gigantes quando éramos crianças e que hoje por vezes rimos quando lembramos ou quando observamos alguma criança fazendo algo semelhante ao que fizemos. Enfim, estamos nos aproximando de um período de férias escolares e com elas, retornam as inúmeras lembranças de infância, que somente na fase adulta é reconhecida como uma fase livre de preocupações, como um período de capacidades afloradas e principalmente como momentos infinitos de prazer.

domingo, 10 de julho de 2011

O ultimato Bourne - The Bourne Ultimatum

Postado por Gabriela de Amorim às 16:18 0 comentários
Acabo de ver um filme que mostra que a CIA também é corrupta! Isso mesmo! Nada de ficar apenas apontando a fraqueza de nossos políticos brasileiros!
Confesso que de início o filme não me cativou, afinal as inúmeras balançadas da câmera tornam do filme algo em constante movimento e isso as vezes me cansa. Mas depois que entrei no ritmo da filmagem, deixei as balançadas das câmeras de lado! No entanto, os filmes de espionagens sempre me cativam e um espião desmemoriado é uma ótima pedida para não desistir do suspense da trama. Então vamos as informações sobre a filme:

2007

Sinopse:
Jason Bourne (Matt Damon) é um homem que vive sem país e sem passado após ter sido submetido a um treinamento brutal, ao qual não se lembra, por pessoas que não conhece. Ele é uma sofisticada arma humana, perseguida incessantemente pela CIA. Após sua última aparição ele decidiu sumir para sempre e esquecer a vida que lhe foi roubada. Entretanto uma matéria em um jornal de Londres, que especula sobre sua existência, faz com que ele torne-se mais uma vez um alvo. O programa Treadstone, que criou Bourne, já não existe mais, mas serviu de base para o programa Blackbriar, desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O Blackbriar desenvolve uma geração de novos matadores treinados secretamente pelo governo, que acredita que Bourne é uma ameaça de US$ 30 milhões que deve ser eliminada de uma vez por todas. Já Bourne vê neles uma oportunidade de descobrir quem realmente é e o que fizeram com ele.

Confira:
Trailler do filme:

terça-feira, 5 de julho de 2011

SORTEIO CARICATURA PARA REDES SOCIAIS

Postado por Gabriela de Amorim às 19:31 0 comentários

domingo, 3 de julho de 2011

Greve dos professores do Estado de Santa Catarina - Parte 2

Postado por Gabriela de Amorim às 16:04 0 comentários


Amigos professores e comunidade de Santa Catarina

Estamos em GREVE lutando não por aumento de sálario, mas para fazer com que o Governo Estadual pague o que nos deve. O Supremo Tribunal Federal determinou que o Governo Raimundo Colombo pague a tabela salarial aprovada pelo MEC. Para que isto se torne possível, O GOVERNO FEDERAL envia 300 milhões de reais por mês que são destinados à EDUCAÇÃO ( se chama FUNDEB ) desde 2008, porém este dinheiro é desviado para outros fins como por exemplo para a Assembléia Legislativa, etc..., ou seja, para eles mesmos. O Governo Colombo insiste em dar para os professores apenas 22 milhões de reais, diz que paga o piso para enganar a população, mas na realidade, tira direitos adquiridos por nós profissionais da Educação como Regência de classe e outras gratificações. No final de tudo, não existe aumento para a maior parte da categoria, pois ele tira o que já conquistamos e o salário fica o mesmo. É uma fraude! QUEREMOS UMA CPI PARA SABER PARA ONDE REALMENTE VÃO AS VERBAS DESTINADAS À EDUCAÇÃO. AUDITORIA NO GOVERNO COLOMBO JÁ!

ASSINADO: Educadores da Rede Estadual de Santa Catarina

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Perda: Sérgio Schmidt um exemplo de homem e superação

Postado por Gabriela de Amorim às 18:56 1 comentários

Escrevo este post como um desabafo! Afinal as redes sociais, orkut, facebook e twitter só me possibilitaram uma frase no status: "Palavras pra definir meu dia: Tristeza, decepção, impotência! Não me conformo que alguém possa tirar a vida de outra! Isso é desumano!". Por aqui quero ir além! Quero falar de sentimentos! De uma trajetória de vida!

Em 2007 passei para pedagogia na UFSC e acho que em 2008 uma amiga da Faculdade (Fernanda Melo) nos apresentou um ótimo lugar para deliciarmos um enorme e saboroso cachorro quente: Sérgio Hot Dog no Kobrasol.

De lá para cá, fomos além do cachorro quente! Como sempre a comida reune as pessoas, mas não era um simples lugar! Sérgio, o dono do estabelecimento trabalhava com sua esposa. Foram tantas idas e vindas, tantas saídas do norte da ilha, para atravessar a ponte e ficar no mínimo 45 minutos numa fila para depois saciar a fome, que as conversas nas filas nos ensinaram muito. Não meras fofocas, mas sim conhecemos a história de vida daquela família. Foi na fila que descobrimos que Sérgio iniciou seu comércio a mais de 20 anos, com um carrinho de cachorro quente, diante de chuva e de sol. Era incrível conhecer como uma família trabalhava unida e a seriedade dele e de Dona Cássia que além de educados, sempre receberam todos muito bem.

Lembro com alegria do dia em que comentávamos na hora do atendimento que por de trás de todo grande homem, tem uma grande mulher. Dona Cássia sorriu e disse que deveríamos dizer isso a Sérgio. Ele sempre compenetrado no trabalho, ouviu e sorriu, reconhecendo talvez nossa afirmação e brincadeira do momento.

Hoje o telefone tocou pela manhã, e como já dizia o ditado que telefone tocando cedo, anuncia má notícia. Era minha amiga Fernanda (a mesma que nos apresentou Sérgio) anunciado que Sérgio havia sido assaltado e ao reagir para defender o filho, foi baleado pelas costas, atingindo seu coração e não resistindo veio a falecer no hospital.

Foi um baque! Como poderia aquele trabalhador, que já tomava medidas preventivas de não trabalhar aos finais de semana e de abrir seu estabelecimento das 16 ás 24hs e que pretendia se aposentar em três anos, pôde ser vítima da covardia de 3 bandidos?

A notícia me abalou psicologicamente e acompanhei as informações veiculadas pela mídia: Click RBS, Jornal Meio Dia, Jornal do Almoço, Visão Geral, RBS Notícias e Diário Catarinense. Segundo a mídia, o corpo demorou a ser liberado para que a família pudesse fazer a despedida e acredito que se não fosse a intromissão" da mídia, acredito que isso teria sido prolongado ainda mais.

Alguns comentários de colegas e amigos foram voltados para a falta e saudade que ficará dos lanches, mas iniciei esse post para dizer que sinto muito, muito mais do que isso. Sinto que a realidade do mundo me espanca com uma notícia bombástica, que uma mídia sensionalista sim, mas também realista, mostra a fragilidade de um ser humano, já desacordado tentando lutar pela vida na maca de um hospital! Atenta também para a comoção coletiva de amigos e conhecidos, que puderam também estar junto aos familiares nesse momento de perda!

Agradeço sempre a Deus por permitir que sempre a vida esteja perto de mim, com muitos nascimentos e poucas mortes de conhecidos e familiares. Nestes 25 anos de vida (metade da idade de Sérgio), perdi meu avô materno Osni, quando ainda nem sabia falar direito e meu outro avô (paterno) aos 19 anos (quando vi meu pai chorar feito criança, por não ter podido mudar o destino de meu avô, que algum tempo já estava internado). Essas perdas próximas talvez tenham me ensinado o quanto Deus tem sido cuidadoso com minha família, sempre presenteando com a vida de novas crianças (primos, irmã, sobrinha e afilhada), que demonstram exatamente o que ouvi certa vez de um pastor: "O nascimento de uma criança é o sinal de que Deus acredita no ser humano". E outras tantas frases me vieram na memória com essa perda!

"A única maneira de ver Deus, é ver o amor de Deus!" e quero por isso, aqui demonstrar que o amor de Deus me deixou abalada, mas que a confiança de que Ele irá confortar o coração dos familiares e parentes de Sérgio, pois "Deus não é fiel a mim ou a qualquer ser humano, Deus é fiel com ele mesmo" e por isso somente Ele pode nos confortar diante das perdas.

Acho que o que fica para mim desta perda, pois chorei e me sensibilizei com o ocorrido, recorrendo aos abraços sinceros e solidários de meus alunos que me receberam com os olhos "segurando" as lágrimas, é que meu coração não é imparcial as barbaridades que estamos vulneráveis, afinal amar é isso, "amar é se preocupar com o outro", é interceder a Deus pelo conforto dos que sofrem pela perda de uma pessoa insubstituível e amada.

“É tão estranho
os bons morrem jovens
assim parece ser
quando me lembro de você
que acabou indo embora
cedo demais.
...
É tão estranho
os bons morrem antes
me lembro de você
e de tanta gente que se foi
cedo demais...”

"Só Deus e o tempo de Deus fazem a gente apagar as dores e superar as perdas!"

 

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