Assim como em anos anteriores, a turma "aumentou" ao longo do ano letivo e o registro acima nos auxilia a ter uma ideia de como ficou a organização nas nossas capas deste ano.
Como podem perceber, um grande desafio deste ano, foi a troca constante da equipe de profissionais da cozinha. Mas mesmo assim, conseguimos algumas conquistas e esperamos ansiosamente que se mantenham no próximo ano letivo.
Há alguns anos temos optado em permitir que as crianças aprendam a subir até o trocador de fraldas. Isso, além de poupar a saúde da coluna das professoras, permite que as crianças ampliem suas habilidades motoras e facilita que elas estejam mais encorajadas a explorar as escadas que levam aos escorregadores no parque. Geralmente ensinamos as crianças a subirem e na descida ou brincamos de abraçar ou se há espaço no local em que o trocador está, oferecemos nossas mãos para as crianças e motivamos a pular. Pois descer por esse modelo de escada (improvisada) pode gerar acidentes.
Aqui acima, é possível acompanhar uma das duas formas pelas quais exploramos as fotos das famílias, pois passamos imã adesivado no verso e exploramos o manuseio em painel de ferro. A primeira forma, foi apresentação das fotos com manuseio na roda de conversa e posterior exposição no varal feito acima dos ganchos das mochilas.
A ideia de registro da produção de "Desenho Livre" é que essa forma de expressão possa ser registrada com fins de "arquivamento" pelo menos uma vez por mês (o que não conseguimos fazer esse ano), com suportes diferentes, ou seja, caneta hidrocor em um mês, lápis de cor em outro, giz de cera em outro, giz pastel no outro, etc... Note que os suportes podem ser explorados em outros dias, sem a finalidade "oficial" do registro. Esse acompanhamento mensal, possibilita a visualização do acompanhamento do traçado, assim como da percepção acerca do registro da figura humana.
Esse foi o terceiro ano consecutivo que conseguimos organizar os registros fotográficos de exploração do espaço do parque. É um desafio e tanto, pois pelo número de crianças, precisamos ao longo do mês manter o olhar atento, para verificar quais espaços passam a ser explorados com mais frequência e quais se tornam as preferências de cada criança, seja no faz de conta, nas interações em pequenos grupos, ou em termos de brinquedos, brincadeiras e exploração do espaço. Neste ano, um grande desafio foi a interdição de ambos os parques da instituição para obras e posteriormente a "retomada" do Estado, que solicitou a desativação do parque que era utilizado pelas crianças de 0 a 3 anos, para construção de um estacionamento. Que por incrível que pareça, sequer iniciaram a construção neste ano corrente. Ou seja, todos os profissionais passaram por um período de adaptação, em ter que comportar dez grupos, de 0 a 5 anos, em apenas um parque. Com horários que respeitassem a especificidade etária, mas que também fosse capaz de estimular a interação entre grupos de faixas etárias distintas.
No início do ano, pedimos para cada família enviar uma fotografia com os membros que dividem o lar. Nos dois últimos anos, esta proposta de explorar a fotografia dos membros da família deu muito certo! Tanto no aspecto emocional da separação, quanto na percepção de identidade, envolvendo as diversas composições familiares. Além disso, ampliando o repertório e estimulando a memorização dos nomes de cada pessoa presente nas imagens.
Que tal pedir para as famílias, para seus amigos e colegas de trabalho, a doação de aparelhos velhos de celulares, para estimular a linguagem verbal e o faz de conta? Conosco funcionou!
Na pandemia, aprendemos muito sobre como planejar brincadeiras que pudessem ser estimuladas no ambiente familiar. Por isso, esse ano optamos em realizar algumas sugestões, com envios de pequenos "kits" para casa de cada família. A grande maioria não nos forneceu feedback, mas em consideração aqueles poucos que fizessem, continuamos a propor, na medida que nossa organização permitia, algumas propostas, sempre com uma explicação sobre os objetivos e as intencionalidades de tais ações.
A caixa musical já foi utilizada em outros anos, e inclusive já compartilhamos por aqui, as imagens para a elaboração de fichas, de acordo com diferentes temáticas, como animais (disponível aqui) ou corpo e movimentos (disponível aqui).
Com a Lei nº 14.555, de 25 de abril de 2023, reconhece as festas juninas como manifestação da cultura nacional, oficialmente um espaço para essa tradição foi incorporado no planejamento coletivo da instituição.
As imagens e links das canções sobre folclore, também já foram compartilhadas neste blog (disponível aqui).
As músicas, vídeo clipes e ilustrações sobre corpo e movimentos foi compartilhada também neste blog (disponível aqui).
Fizemos estas sacolinhas com TNT para entregar os portfólios para cada criança!
1 comentários:
Maravilhoso
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