quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Meu trabalho com uma turma de educação infantil: Rotina e Espaço

Postado por Gabriela de Amorim às 19:31
Estou a pouco mais de um mês trabalhando com um grupo de crianças de 2 a 3 anos. Lá existe uma organização do tempo, que prevê uma rotina de trabalho visando "contribuir para o desenvolvimento de noções de continuidade, da percepção da passagem do tempo".
Essa rotina de trabalho é estruturada da seguinte forma:


Na hora da rodinha existe a identificação, com as crianças:
* das crianças que estão presentes (chamadinha com foto, que são afixadas em um trem, caso a criança esteja presente, ou em uma casinha, caso a criança tenha faltado);
* das atividades que farão parte da rotina do dia (rodinha, lanche/fruta, momento da atividade, hora do parque, aulas especiais: artes, música, biblioteca, educação física, e momento de saída). Como se trata de uma turma de Nível B, o quadro de rotinas é organizado por fotos das próprias crianças nesses momentos citados.
Nesse momento de "apresentação" da rotina do dia, são trabalhados alguns conceitos de tempo (O que farremos depois de... O que fizemos antes de... Qual a próxima atividade... Por primeiro... Por último... Em seguida... etc). Esse momento ocorre sempre no início de cada tarde, onde também é explorado o calendário (atualmente reconhecemos o dia, dia da semana, mês e as condições do tempo: sol, chuva ou nublado. Trabalhando também paralelamente o aprendizado da legenda e sua relação com os símbolos. No entanto, durante todo o primeiro semestre foram trabalhados as diferenças entre os dias em que estavam na escola e que ficavam em casa, de modo a obterem a compreensão de dias de aula e finais de semana). Em uma das paredes da sala há uma bela centopeia, cujo corpo é composto por cada mês do ano, permitindo que o grupo tenha uma visão do todo e das partes. Outra questão que permite o trabalho do presente/futuro é que cada criança tem uma foto 3x4 colada no dia do seu aniversário e isso possibilita também o sentimento de pertencimento ao grupo.
É nesse momento de rodinha, que toda segunda-feira as crianças têm a oportunidade de falarem sobre o seu final de semana e também é nela que sempre que necessário são (re)lembrados os combinados do grupo (regrinhas para a boa convivência).


Em relação a organização do espaço, a sala na qual trabalho está organizada de forma a destacar as seguintes áreas:
Central: Organizada com as mesas e cadeiras (cada mesa com 6 cadeiras, num total de 3 mesas);
Leitura: Cesto com diferentes materiais de leituras;
Jogos Matemáticos: Relacionado com a noção de geometria e jogos lógicos;
Letras: Teclado de computador e quadro negro;
Blocos: Refere-se as peças de Lego, Jogo do Construtor e outras possibilidades de montagens.
Expressão Plástica: Onde estão disponíveis materiais como tintas guaches, colas coloridas, massa de modelagem, giz de cera, lápis de cor, papel, lã, palito etc.


Mas tendo em vista que o trabalho pedagógico não se restringe a sala de referência (também chamada de sala de aula), existem outras salas na instituição em que a Educação Infantil também é estruturada:
Sala de Literatura: Que tem a disposição televisão, DVD e vídeo cassete. Lá são realizadas as aulas de literatura e por isso também conta com tapete emborrachado e almofadas.
Sala de Música: Que disponibiliza diferentes instrumentos musicais como pandeiro, chocalho, triângulo etc... E um grande piano, utilizado pela professora de música.
Sala de Artes e Laboratório de Informática.

1 comentários:

Ingrid Sell Koerich on 19 de outubro de 2011 às 21:19 disse...

é tudo de bom quando temos espaços disponiveis para um bom trabalho com as crianças!
Que bom que sua rotina melhorou...né?? =D
É tão bom ver quando eles já se localizam na rotina!
Apesar de sempre ter aquele que parece que esquece o que fazemos todos os dias (aqui falando do meus grandes) kkk

Postar um comentário

 

Minhas Memórias Copyright © 2010 Design by Ipietoon Blogger Template Graphic from Enakei