Dizem que "Cada ano, é um ano!", eu diria que "cada dia, é um único dia!" e esse ano, foi feito de inúmeras aprendizagens, mas principalmente para mim! Foi um ano difícil, e acredito que muitas vezes, passamos a acreditar que um ano é mais difícil que o anterior, ou do que todos os anteriores.
Desta vez, esqueci de atualizar a foto coletiva dos portfólios, pois a turma "aumentou" ao longo do ano letivo, mas para terem uma ideia, o registro acima já ajuda, não é mesmo?
Assim como no ano anterior, novamente optamos em solicitar às famílias, um registro fotográfico, que foi explorado no grupo diversas vezes e posteriormente foi incorporado ao portfólio.
Esse foi o segundo ano consecutivo que conseguimos organizar os registros fotográficos de exploração do espaço do parque. É um desafio e tanto, pois pelo número de crianças, precisamos ao longo do mês manter o olhar atento, para verificar quais espaços passam a ser explorados com mais frequência e quais se tornam as preferências de cada criança, seja no faz de conta, nas interações em pequenos grupos, ou em termos de brinquedos, brincadeiras e exploração do espaço.
Aqui acima, fica explícito duas formas pelas quais exploramos as fotos das famílias. Coladas na parede e também sendo manuseada na roda de conversa.
A ideia de registro da produção de "Desenho Livre" é que essa forma de expressão possa ser registrada com fins de "arquivamento" uma vez por mês, com suportes diferentes, ou seja, caneta hidrocor em um mês, lápis de cor em outro, giz de cera em outro, giz pastel no outro, etc... Note que os suportes podem ser explorados em dias, sem a finalidade "oficial" do registro. Esse acompanhamento mensal, possibilita a visualização do acompanhamento do traçado, assim como da percepção acerca do registro da figura humana.
Sugestão de como usar o calendário em sala: Esse tipo de proposta permite explorar os dias da semana, números, meses, aniversários (colo a foto de cada criança e das profs, foto em aproximadamente tamanho 3x4 editando no word mesmo! Caso alguma mamãe queira usar com seus pequenos em casa podem explorar aniversários de familiares). Colo todos na parede de uma só vez, ao alcance deles, para também aprenderem a noção anual e quando chega próximos dos três últimos meses explico que quando terminar dezembro irá começar tudo "de novo" (novamente). Existem algumas possibilidades quanto a legenda. Para os menores fiz com furadores de scrapbook as condições do tempo (bolinha para sol, nuvens para dias nublados e gotinhas ou guarda-chuva para dias de chuva e casinhas para feriados, férias e finais de semana). Para os maiores tenho a opção de fazer cada dia da semana com uma bolinha de cada cor (também uso furador de scrapbook), no caso uso 7 cores de bolinha e furador de coração para férias de janeiro e dezembro. Esse recurso exploro todos os dias na roda de conversa, sempre revezando na participação das crianças para ajudar a colar as legendas e também contamos quantos dias que faltam para tal aniversário ou tal proposta coletiva... Esse recurso aprendi na rede particular que trabalhei, Bom Jesus! Lá todas as turmas da Educação Infantil até o primeiro ano faziam esse calendário em sala, que era personalizado com logo da escola.
Os registros da visita do Porco Gusmã ficaram arquivados no Drive!
Acompanhe a rede social do Porco Gusmã:
Explore neste link, algumas das canções que aprendemos sobre os animais, por meio da caixa musical.
A visita da Hamster Branquinha também ficou arquivada no Drive!
0 comentários:
Postar um comentário