sexta-feira, 13 de maio de 2011

Atividades de Português: Sílabas e Ordem Alfabética

Postado por Gabriela de Amorim às 20:27
Minha turma tem apresentado dificuldades em separar as sílabas complexas, aquelas que tem menos ou mais de duas letras. Por isso, decidi usar esse material hoje (e foi o maior sucesso entre a garotada).
Pretendo usá-lo novamente em outras aulas, de diferentes formas.

Hoje, cada criança recebeu uma folha diferente e deveriam recortar, juntar as sílabas e formar as palavras. Como nossa proposta curricular contempla também o estudo de classificação quanto ao número de sílabas (Monossílaba, Dissílaba, Trissílaba e Polissílaba) e quanto a sílaba tônica (Oxítona, Paroxítona e Proparoxítona) esse material será retomado para que a noção de estrutura de sílabas seja aos poucos incorporada aos conteúdos que trataremos ao longo do ano letivo. E além disso, para aprofundarmos os aprendizados sobre ordem alfabética.

Cada tabela do jogo, trás palavras com a inicial de cada letra do alfabeto. Para quem deseja imprimir, disponibilizo aqui as cartelas em tamanho grande, ou seja, uma por página. Mas para quem não disponibiliza de muitos recursos para cópias, como é o meu caso, editei para impressão de duas tabelas por página, e compartilhei aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Minhas Memórias Copyright © 2010 Design by Ipietoon Blogger Template Graphic from Enakei