segunda-feira, 9 de maio de 2011

Educação: O que eu realmente acredito

Postado por Gabriela de Amorim às 09:09
Sei que a vida é feita de momentos e nesse momento preciso compartilhar o que penso sobre a educação (mais especificamente referente aos anos iniciais).


Acredito na importância de um planejamento realizado coletivamente, de modo que todos os professores saibam com antecedência quais são as propostas para o trimestre (ou mesmo no ano) e também sobre as datas comemorativas que a escola costuma comemorar e de que forma faz essa comemoração. Talvez, um encontro mensal pudesse servir para conversa desse planejamento coletivo (se não for possível com todos os professores, acredito que fosse importante realizar com os que tiverem o horário disponível e depois repassar as informações para os demais).


As saídas de estudos (saída a campo, também chamada de passeio de estudo) devem ser marcadas com consulta aos professores, para que seja possível verificar como todos os professores poderão aproveitar ao máximo essa saída, valorizando e enriquecendo assim o planejamento de cada turma. É imprescindível um diálogo com o planejamento de sala, caso contrário o tema talvez não venha a ser tão explorado quanto poderia. Questões simples como a organização prévia dos crachás (que podem ser confeccionados pelas próprias crianças) e da divisão das crianças nos ônibus, com listas e considerando os lugares disponíveis para maior segurança das crianças e dos professores também podem ser levadas em conta, com uma conversa coletiva anterior a programação.


Uma boa sugestão, além de um planejamento coletivo, que explique a programação em comum, de modo que não haja um desperdício do planejamento realizado para a semana (por mais que esse planejamento tenha como pressuposto a flexibilidade). Só assim, poderá existir motivação para "cumprir" com as programações.


Quanto aos bilhetes nas agendas, geralmente quando as crianças chegam à sala, deixam suas agendas sobre a mesa da professora. Na medida em que chegam, a professora pode verificar as assinaturas e colar/escrever possíveis bilhetes. Geralmente acaba de fazer isso, já é possível devolver as agendas, ou ainda deixar para devolver logo após o recreio. O hábito de entregar bilhetes após o recreio atrapalha a rotina da aula, pois interrompe o que as crianças estão fazendo e depois do grupo disperso as vezes é complicado retomar a atenção para a proposta. Em alguns casos pode ocorrer das agendas já terem sido devolvidas e se torna necessário recolher todas novamente. Os casos mais complicados, são referentes aos bilhetes que são entregues nos últimos cinco minutos de aula. Diante dessas dificuldades, a sugestão é que os bilhetes para as agendas sejam entregues antes do recreio, de forma a evitar tumultos no grupo e a facilitar o trabalho do professor. Caso isso não seja possível, é importante priorizar o andamento da aula e comprometer-se a no dia seguinte, assim que as crianças chegarem, colar os bilhetes, pois dessa forma não haverá dificuldades em anexar os mesmos.


Os materiais de uso coletivo fazem parte dos recursos que o professor deve saber que estão a sua disposição para enriquecer suas aulas. Por isso, a importância de receber uma lista dos materiais que são disponibilizados no depósito e se há quantidade máxima a ser utilizada para cada turma. Nesse levantamento também é possível deixar claro como o professor deve agir caso necessite de outros materiais que não estejam disponíveis no depósito e inclusive se há possibilidade de compra, ou se o professor pode solicitar, na medida do possível, os materiais as crianças. Como sugestões de materiais coletivos temos: Feltro; Fibra; Botões diversos; Lantejoulas; Miçangas; A4 branco; Papel criativo Formitec (ou Kit do artista); EVA com gliter; EVA felpudo; Lã; Papel encerado; Fitilho; Fita bebê; Folhas de isopor; Celofane; Clipes; Grampeador; pistola de cola quente; refil para cola quente; durex; fita adesiva para cartazes. Em especial sobre as fitas adesivas, a sugestão é disponibilizar pelo menos uma fita adesiva por turma, desta forma, cada professor poderá ter controle do seu material e poderá evitar o extravio.


As avaliações feitas através de provas são delicadas e merecem um cuidado especial. Com um olhar cuidadoso é sempre possível perceber uma diferença de ritmo da criança antes e após o recreio. Prefiro fazer as provas nas duas primeiras aulas e caso seja necessário, troco a ordem das aulas do dia. As provas que são realizadas depois do recreio deferem no nível de concentração e também refletem no resultado da prova.


O planejamento anual é o básico, o fundamento para realizar ano tranquilo no que compete a rotina da escola. Saber quais as datas de início e de término de cada um dos três trimestres, assim como as semanas em que devem ser realizadas as provas trimestrais é uma boa dica para iniciar a organização. Para as escolas que ainda comemoram as datas escolhidas pelo "calendário oficial" devem organizar uma programação de tais datas comemorativas, evidenciando quais serão trabalhadas na escola, explicando o que cabe ao professor contemplar em seu planejamento e o que é esperado que as crianças produzam.


Reuni aqui o que neste momento considero como as principais informações de organização e planejamento, acredito que esse post também possa facilitar a comunicação entre os sujeitos de uma escola. Coloco-me a disposição para esclarecer algo que não seja compreensível apenas com essa escrita, mas gostaria desde já, de agradecer a atenção e espero que esse diálogo possa repassar um pouco das minhas angústias e dificuldades.

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