segunda-feira, 30 de maio de 2011

Bilhete: Dever de casa

Postado por Gabriela de Amorim às 10:08 0 comentários
A partir de uma dificuldade apresentada pelos pais durante o atendimento da reunião, hoje colarei esse bilhete nas agendas, com algumas informações/dicas:

DEVER DE CASA: COMO AJUDAR?


Os deveres são ricas possibilidades para as crianças refletirem, questionarem e mesmo motivassem a buscar respostas para seus problemas sem o turbilhão de acontecimentos da sala de aula. Mas diante da necessidade de um acompanhamento das famílias, conforme conversamos durante alguns atendimentos da entrega dos boletins do primeiro trimestre, surge a dúvida: o que fazer para ajudar?

Os pais podem contribuir para o dever de casa ser atraente na medida em que se interessam, perguntando, elogiando, comentando e contribuindo. Assim o dever de casa poderá deixar de ser um “fardo” e se transformará em um momento rico de aprendizagens. Para que isso possa ocorrer é necessário ter alguns cuidados. A fim de auxiliar os pais que estão com algumas dúvidas ou dificuldades, seguem algumas dicas:

1. Organizar um espaço e um horário apropriados para ele(a) fazer as tarefas.

2. Diante dos questionamentos a cerca das respostas, troque ideias ou formule perguntas para ajudar no raciocínio, mas só se for requisitado. Não dê respostas, faça perguntas, provoque o raciocínio. O melhor é conversar, estimular que façam suas respostas, que aprendam a pensar através das perguntas e principalmente a interpretar o que está sendo pedido. Quando ouvir “Mas eu não sei fazer essa!”, estimule a criança a ler o enunciado (quantas vezes for necessário) para que ela aprenda “o que a pergunta quer saber” (ou seja, interpretação de texto).

3. Em poucas palavras, oriente! A correção fica a cargo da professora. Importante: é recomendado não apagar o erro de seu(ua) filho(a) (a não ser que sejam em exceções, quando for possível explicar porque está errado). Se isso ocorre sempre, a professora fica sem saber onde a criança está com dificuldades. O que também é possível fazer é indicar: “Essa resposta não está certa, tente fazer de outra maneira” e se for um caso especial a dica pode ser outra “Essa palavra não é escrita assim” (neste caso, podem ajudar pronunciando a palavra ou em alguns casos pedindo para procurar no dicionário). Essas possibilidades ajudam a tornar o erro construtivo.

4. Mas o que é tornar um erro construtivo? É ensinar que errar faz parte do processo de aprender (e de viver!). Por isso, converse, enfatizando a importância de reconhecermos os nossos erros e aprendermos com eles. Conte histórias que estão relacionadas a equívocos. Também vale a tentativa de verificar se a resposta segue o exemplo que foi dado, ou ainda estimular a criança a após responder, retomar a leitura da pergunta e da resposta, a fim de perceber se realmente a pergunta foi respondida.

5. Diga "tente novamente" diante da queixa. Refaça. Recomece. Caso seu(ua) filho(a) perceba que errou, incentive-o a buscar o acerto ou uma nova resposta.

6. Lembre-se de que fazem parte das tarefas escolares duas etapas: as atividades passadas como lições e o estudo diário para rever os conteúdos. As responsabilidades escolares não findam quando o aluno termina as lições de casa. Aprofundar e rever os conteúdos é fundamental. Uma boa forma de fazer isso é solicitar esporadicamente a criança lhe explique o que aprendeu.

7. Não julgue a natureza, a dificuldade ou a relevância da tarefa de casa na frente da criança. Seu julgamento pode desmotivar seu filho e até mesmo despotencializar a professora e, consequentemente, a tarefa de casa e seus objetivos. Se você não entendeu a intenção (objetivo) ou não concordou com as propostas, procure professora para que possa conversar e compreender a proposta.

Juntos, família e escola, tornaremos o aprendizado em um momento de prazer e não de mera obrigação.


A versão para impressão foi compartilhada aqui!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Bilhete: Final de semana - Parte 9

Postado por Gabriela de Amorim às 11:03 0 comentários
Para comemorar mais uma semana, esse será o nosso bilhetinho da agenda:


Atividade de História: Trânsito

Postado por Gabriela de Amorim às 10:01 0 comentários

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Atividade de Matemática: Números Ordinais (Parte 3)

Postado por Gabriela de Amorim às 09:53 0 comentários
Para que o grupo possa perceber as diferenças existentes entre as formas de escrita dos números ordinais, o dever de hoje será esse caça-ordinais:

terça-feira, 24 de maio de 2011

Produção Textual - Ilha

Postado por Gabriela de Amorim às 10:40 0 comentários
Moramos em Florianópolis, conhecida por ser a Ilha de Santa Catarina. Em breve iremos estudar sobre nossa cidade e para estimular desde já a noção de ilha e verificar que ideias as crianças tem sobre esse conceito, hoje o dever de casa será uma produção textual.
Observem que não há nada que dique que a ilha é deserta, no entanto, a maioria das crianças partiu desta premissa.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Estudos de Português: Frases exclamativas e interrogativas

Postado por Gabriela de Amorim às 23:33 0 comentários


NOME DE GENTE

Pedro Bandeira

Por que é que eu me chamo isso

e não me chamo aquilo?

Por que é que o jacaré

não se chama crocodilo?

Eu não gosto do meu nome,

não fui eu quem escolheu.

Porque se metem

com um nome que é só meu!

O nenê que vai nascer

vai chamar como o padrinho

vai chamar como o vovô,

mas ninguém vai perguntar

o que pensa o coitadinho.

Foi meu pai quem decidiu

que o meu nome fosse aquele.

Isso só seria justo

se eu escolhesse o nome dele!

Quando eu tiver um filho

não vou por nome nenhum!

Quando ele for grande

ele que procure um!

Do livro Cavalgando o arco-íris, Ed. Moderna.

Bilhete: Deveres de casa

Postado por Gabriela de Amorim às 23:03 0 comentários
Hoje começamos um novo trimestre e também começamos a usar um novo bilhetinho para os deveres:

A versão para impressão deste bilhete foi compartilhada aqui!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Atividades de Português: Contos de Fadas / João e o Pé de Feijão

Postado por Gabriela de Amorim às 22:22 0 comentários

Bilhete: Final de semana - Parte 8

Postado por Gabriela de Amorim às 21:25 0 comentários
Eba! Mais uma semana bem florida que passamos juntinhos!
Uma semana puxadinha, pois tivemos nossas provinhas trimestrais.
Mas sabemos que tudo faz parte de nosso processo de aprendizagem!
O bilhetinho desta sexta-feira foi este:


Bilhete: Solicitação de CD para fotos

Postado por Gabriela de Amorim às 20:05 0 comentários
Na verdade, depois fiz uma alteração, substituindo o CD por um DVD, pois tínhamos muitas fotos e nosso vídeo ficou grandinho. A versão do bilhete para impressão está disponível aqui!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Atividade de Matemática: Números Ordinais (Parte 2)

Postado por Gabriela de Amorim às 21:19 0 comentários

Atividade de Português: Ditado (Parte 2)

Postado por Gabriela de Amorim às 20:19 0 comentários
As palavras do ditado de hoje foram:
Troféu; Álcool; Relógio; Bagunça; Pêssego; Tesouro; Vassoura; Arroz; Travesseiro e Chuveiro.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Atividades de Matemática: Números Ordinais

Postado por Gabriela de Amorim às 19:10 0 comentários

terça-feira, 17 de maio de 2011

Atividade de Matemática: Números Cardinais

Postado por Gabriela de Amorim às 20:50 0 comentários

Produção Textual - Ciclo da água

Postado por Gabriela de Amorim às 19:50 1 comentários

Bilhetes: Incentivos Cadernos

Postado por Gabriela de Amorim às 18:50 0 comentários
Encontrei no blog da prof. Érica esses incentivos:



Usei hoje durante a correção dos cadernos de ciências e pretendo usá-los também nas próximas correções. Conforme está na ordem, tentei motivar os alunos, com o primeiro para os cadernos que estavam totalmente completos, o segundo para os que estavam com alguma pendência e o terceiro para os que precisam cuidar do ritmo, para não se perder no ritmo do grupo.

Para quem se interessar, fiz uma versão para impressão e disponibilizei aqui!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Atividades de Português: Sílabas e Ordem Alfabética

Postado por Gabriela de Amorim às 20:27 0 comentários
Minha turma tem apresentado dificuldades em separar as sílabas complexas, aquelas que tem menos ou mais de duas letras. Por isso, decidi usar esse material hoje (e foi o maior sucesso entre a garotada).
Pretendo usá-lo novamente em outras aulas, de diferentes formas.

Hoje, cada criança recebeu uma folha diferente e deveriam recortar, juntar as sílabas e formar as palavras. Como nossa proposta curricular contempla também o estudo de classificação quanto ao número de sílabas (Monossílaba, Dissílaba, Trissílaba e Polissílaba) e quanto a sílaba tônica (Oxítona, Paroxítona e Proparoxítona) esse material será retomado para que a noção de estrutura de sílabas seja aos poucos incorporada aos conteúdos que trataremos ao longo do ano letivo. E além disso, para aprofundarmos os aprendizados sobre ordem alfabética.

Cada tabela do jogo, trás palavras com a inicial de cada letra do alfabeto. Para quem deseja imprimir, disponibilizo aqui as cartelas em tamanho grande, ou seja, uma por página. Mas para quem não disponibiliza de muitos recursos para cópias, como é o meu caso, editei para impressão de duas tabelas por página, e compartilhei aqui.

Atividades de Português: Contos de Fadas / Cachinhos Dourados

Postado por Gabriela de Amorim às 13:00 0 comentários

Atividades de Português: Pontuação

Postado por Gabriela de Amorim às 12:19 0 comentários

Bilhete: Final de semana - Parte 7

Postado por Gabriela de Amorim às 11:19 0 comentários
Mais um final de semana se aproximando!
Agora, temos também mais um motivo para comemorar!
Hoje é o niver da prof (euzinha)!
E o bilhetinho da agenda de hoje foi esse que venho compartilhar!


terça-feira, 10 de maio de 2011

Atividades de Ciências - Estados da Água

Postado por Gabriela de Amorim às 11:10 0 comentários


Estudos de Ciências - Ciclo da Água

Postado por Gabriela de Amorim às 10:10 0 comentários

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Atividade de Português: Enigma/Adivinhações

Postado por Gabriela de Amorim às 10:09 0 comentários

Educação: O que eu realmente acredito

Postado por Gabriela de Amorim às 09:09 0 comentários
Sei que a vida é feita de momentos e nesse momento preciso compartilhar o que penso sobre a educação (mais especificamente referente aos anos iniciais).


Acredito na importância de um planejamento realizado coletivamente, de modo que todos os professores saibam com antecedência quais são as propostas para o trimestre (ou mesmo no ano) e também sobre as datas comemorativas que a escola costuma comemorar e de que forma faz essa comemoração. Talvez, um encontro mensal pudesse servir para conversa desse planejamento coletivo (se não for possível com todos os professores, acredito que fosse importante realizar com os que tiverem o horário disponível e depois repassar as informações para os demais).


As saídas de estudos (saída a campo, também chamada de passeio de estudo) devem ser marcadas com consulta aos professores, para que seja possível verificar como todos os professores poderão aproveitar ao máximo essa saída, valorizando e enriquecendo assim o planejamento de cada turma. É imprescindível um diálogo com o planejamento de sala, caso contrário o tema talvez não venha a ser tão explorado quanto poderia. Questões simples como a organização prévia dos crachás (que podem ser confeccionados pelas próprias crianças) e da divisão das crianças nos ônibus, com listas e considerando os lugares disponíveis para maior segurança das crianças e dos professores também podem ser levadas em conta, com uma conversa coletiva anterior a programação.


Uma boa sugestão, além de um planejamento coletivo, que explique a programação em comum, de modo que não haja um desperdício do planejamento realizado para a semana (por mais que esse planejamento tenha como pressuposto a flexibilidade). Só assim, poderá existir motivação para "cumprir" com as programações.


Quanto aos bilhetes nas agendas, geralmente quando as crianças chegam à sala, deixam suas agendas sobre a mesa da professora. Na medida em que chegam, a professora pode verificar as assinaturas e colar/escrever possíveis bilhetes. Geralmente acaba de fazer isso, já é possível devolver as agendas, ou ainda deixar para devolver logo após o recreio. O hábito de entregar bilhetes após o recreio atrapalha a rotina da aula, pois interrompe o que as crianças estão fazendo e depois do grupo disperso as vezes é complicado retomar a atenção para a proposta. Em alguns casos pode ocorrer das agendas já terem sido devolvidas e se torna necessário recolher todas novamente. Os casos mais complicados, são referentes aos bilhetes que são entregues nos últimos cinco minutos de aula. Diante dessas dificuldades, a sugestão é que os bilhetes para as agendas sejam entregues antes do recreio, de forma a evitar tumultos no grupo e a facilitar o trabalho do professor. Caso isso não seja possível, é importante priorizar o andamento da aula e comprometer-se a no dia seguinte, assim que as crianças chegarem, colar os bilhetes, pois dessa forma não haverá dificuldades em anexar os mesmos.


Os materiais de uso coletivo fazem parte dos recursos que o professor deve saber que estão a sua disposição para enriquecer suas aulas. Por isso, a importância de receber uma lista dos materiais que são disponibilizados no depósito e se há quantidade máxima a ser utilizada para cada turma. Nesse levantamento também é possível deixar claro como o professor deve agir caso necessite de outros materiais que não estejam disponíveis no depósito e inclusive se há possibilidade de compra, ou se o professor pode solicitar, na medida do possível, os materiais as crianças. Como sugestões de materiais coletivos temos: Feltro; Fibra; Botões diversos; Lantejoulas; Miçangas; A4 branco; Papel criativo Formitec (ou Kit do artista); EVA com gliter; EVA felpudo; Lã; Papel encerado; Fitilho; Fita bebê; Folhas de isopor; Celofane; Clipes; Grampeador; pistola de cola quente; refil para cola quente; durex; fita adesiva para cartazes. Em especial sobre as fitas adesivas, a sugestão é disponibilizar pelo menos uma fita adesiva por turma, desta forma, cada professor poderá ter controle do seu material e poderá evitar o extravio.


As avaliações feitas através de provas são delicadas e merecem um cuidado especial. Com um olhar cuidadoso é sempre possível perceber uma diferença de ritmo da criança antes e após o recreio. Prefiro fazer as provas nas duas primeiras aulas e caso seja necessário, troco a ordem das aulas do dia. As provas que são realizadas depois do recreio deferem no nível de concentração e também refletem no resultado da prova.


O planejamento anual é o básico, o fundamento para realizar ano tranquilo no que compete a rotina da escola. Saber quais as datas de início e de término de cada um dos três trimestres, assim como as semanas em que devem ser realizadas as provas trimestrais é uma boa dica para iniciar a organização. Para as escolas que ainda comemoram as datas escolhidas pelo "calendário oficial" devem organizar uma programação de tais datas comemorativas, evidenciando quais serão trabalhadas na escola, explicando o que cabe ao professor contemplar em seu planejamento e o que é esperado que as crianças produzam.


Reuni aqui o que neste momento considero como as principais informações de organização e planejamento, acredito que esse post também possa facilitar a comunicação entre os sujeitos de uma escola. Coloco-me a disposição para esclarecer algo que não seja compreensível apenas com essa escrita, mas gostaria desde já, de agradecer a atenção e espero que esse diálogo possa repassar um pouco das minhas angústias e dificuldades.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Bilhete: Final de semana - Parte 6

Postado por Gabriela de Amorim às 12:00 0 comentários
Viva!
Mais uma semana!
Juntinhos vamos viver hoje mais uma bela tarde de sexta-feira!
Depois as crianças vão receber esse lindo bilhetinho:



segunda-feira, 2 de maio de 2011

Atividades de Ciências - Sistema Solar

Postado por Gabriela de Amorim às 23:02 0 comentários





 

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