segunda-feira, 18 de julho de 2011

Editais de Mestrado - UFSC 2012

Postado por Gabriela de Amorim às 15:41
Sempre é difícil e árdua a tarefa que o ser humano tem de fazer escolhas. Estou reunindo documentos e também informações para tentar me encontrar no mundo da pós-graduação. Aproveito para fazer este post com algumas áreas que me interessam e suas respectivas linhas de pesquisa.


ÁREA ANTROPOLOGIA
Linhas que me interessam:
Identidade, Etnicidade e Migração

Constituição de grupos étnicos e suas interações. Debates sobre raça e etnia. Racismo. Estudo sobre o negro no Brasil. Comunidades quilombolas. Comunidades imigrantes e haliêuticas em SC.

Políticas públicas e sociais, justiça e direitos humanos

Percepções de direito e justiça. Jogos de poder entre atores desiguais. Acepções da cidadania nas práticas individuais e sociais. Relações entre a cidadania e os órgãos do Estado. Políticas sociais, assistência, inclusão. Grandes projetos públicos e privados e populações locais. Políticas do multiculturalismo.

O edital está disponível no PPGAS e as inscrições deverão ser feitas de 13 a 31 de outubro de 2011.


ÁREA SERVIÇO SOCIAL

Linha que me interessa:

Direitos, Sociedade Civil e Políticas Sociais na América Latina

A linha de pesquisa: DIREITOS, SOCIEDADE CIVIL, POLÍTICAS SOCIAIS NA AMÉRICA LATINA estrutura-se sobre a trajetória de docentes que, desde a década de 1990, vem se dedicando ao debate da política social ancorado na perspectiva dos direitos e da organização da sociedade civil, que se expressa através da larga produção apresentada nos últimos dez anos. Neste debate tem se destacado uma produção sedimentada em torno do eixo dos direitos, particularmente no âmbito da seguridade social (direito à saúde, à assistência social, dos direitos da criança e do adolescente, das mulheres) e de estudos da política social na América Latina. A orientação da maioria das investigações e estudos tem se norteado pela estreita relação com o Serviço Social, incluindo a dimensão interventiva da profissão.

Ao longo desta trajetória a produção dos pesquisadores tem propiciado uma articulação significativa com Universidades e Grupos de Pesquisa da América Latina, datada desde 1999. Esta articulação tem possibilitado o intercâmbio entre os docentes através da realização de seminários, visitas de estudos, configuração de rede de pesquisa, publicações conjuntas e oferta de disciplinas nos diferentes Programas de Pós-Graduação.

A conformação desta linha ocorre a partir de uma experiência sedimentada em torno das configurações da política social – conteúdos, bases legais, institucionalidades, desenhos programáticos, organização e gestão, financiamento, perspectivas e tendências; do debate sobre os direitos – fundamentos e garantias, expressão em regiões de fronteiras, nas questões de gênero e gerações e dos processos de organização da sociedade civil no contexto latino-americano.

ÁREA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Linhas que me interessam:

* Formação de Professores

A linha tem o objetivo de investigar a formação de professores no enfoque da educação científica e tecnológica e sob as perspectivas de suas práticas, teorias e epistemologias em diferentes ambientes de ensino e aprendizagem e níveis de escolaridade. Abrange investigações
tanto da formação inicial quanto continuada de professores. São focos de interesse:

  • Investigação sobre as concepções, idéias, imaginário dos professores em formação inicial ou continuada;
  • Estudos sobre os currículos das licenciaturas relacionados,reflexões sobre o estágio supervisionado e da prática pedagógica como lócus de conhecimento e não como apenas uma aplicação de teorias.
  • Estudos sobre o papel do professor relacionadas à produção, aplicação e avaliação de propostas de ensino em pesquisas de natureza participante, etnográfica, pesquisa-ação, para o repensar da prática pedagógica.

* Ensino e Aprendizagem das Ciências

Esta linha agrupa investigações que dizem respeito aos processos de ensino e aprendizagem nas diversas áreas das Ciências (Biologia, Química e Física) e da Matemática. São focos de interesse para pesquisa:

* as concepções teóricas acerca da aprendizagem e do desenvolvimento humano, visando a construção de modelos pedagógicos;
* os fatores cognitivos, afetivos e motivacionais, entre outros, envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem dessas áreas;
* as estratégias de ensino e aprendizagem, como, entre outras, construção de ilhas de racionalidade, aprendizagem significativa, resolução de problemas e modelagem;
* os registros de representação semiótica na aprendizagem matemática;
* as concepções prévias de alunos de diferentes níveis educacionais, quanto a conceitos das Ciências e da Matemática;

* a proposição de materiais inovadores para o ensino e a divulgação das Ciências e da Matemática, para sua utilização nos diferentes ambientes de ensino (formal, informal e a distância).

* Mídias e Ensino de Ciências

A linha de investigação Mídias e Ensino de Ciências destaca os limites e as possibilidades para socialização dos conhecimentos da educação científica e tecnologia, consideradas as perturbações e os desafios que as Tecnologias de Informação e Comunicação têm provocado em todos os níveis de ensino. Estuda o contexto da educação articulado a mediações tecnológicas, em particular os ambientes virtuais de aprendizagem que hospedam hipermídias: texto, imagem, movimento, som, simulações com variações de escala. São focos privilegiados dessa linha:

* investigações a respeito de concepções teóricas sobre o processo de ensino-aprendizagem, visando construir modelos pedagógicos pautados na reflexão teórico-prática do Ensino de Ciências da Natureza e Matemática;
* investigações a respeito de estratégias de ensino-aprendizagem nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática, tendo em vista a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação;
* investigações que permitam a produção inovadora de materiais educacionais para o processo de ensino-aprendizagem e à divulgação das Ciências da Natureza e Matemática, em ambientes de ensino formal, não formal e a distância.

* Linguagens e Ensino

Estudos enfatizando a importância do funcionamento da linguagem, não apenas como mero instrumento de comunicação, visando estabelecer relações menos ingênuas e naturalizadas sobre os discursos dominantes da ciência e da tecnologia. A linguagem è vista como “jogos de linguagem” que são estabelecidos por regras, convenções, na cultura e na história, produtores de sentidos da tecnociência e da educação, centrados nos aspectos culturais e sócio-históricos. A linguagem é investigada como forma de representação em diferentes lugares: da arte, da educação científica e tecnológica, da matemática, da história, da arquitetura. São focos privilegiados desta linha:

* investigações sobre leitura e escrita, visando também repensar a formação do leitor no ensino de ciências e tecnologia;
* análise do funcionamento da linguagem (em textos didáticos e outros, em interações discursivas nas salas de aula, na mídia) com vistas à proposição de estratégias para a educação em ciências e tecnologia;
* investigações sobre o imaginário de alunos e professores sobre a linguagem e seu funcionamento em aulas de ciências;
* estudos das problematizações como meio de emergência de conhecimentos;
* análise de discurso e relações CTS no Ensino de Ciências e Tecnologia.

Essa última, do PPGECT, está com as inscrições para o período de 12 a 16 de setembro de 2011. Mas no momento no POS, não possui seleção para mestrado. Na área da educação, o PPGE realizou o processo seletivo em 21 a 28 de março de 2011. Enquanto o PPGHistória realizou 22 de setembro a 04 de outubro de 2010.

Outras tantas áreas ainda podem ser encontradas no PRPG.

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