sábado, 12 de março de 2011

Rotina de professores: Planejar & Replanejar

Postado por Gabriela de Amorim às 14:17
Como não poderia ser diferente, venho novamente fazer um post sobre minha atual ocupação. Como professora de uma turma de terceiro ano do ensino fundamental hoje dediquei meu dia para meu REPLANEJAMENTO.


Todo professor(a) sabe, ou ao menos deveria saber, que no início do ano é preciso que se estabeleça um cronograma de conteúdos e temas a serem trabalhados no decorrer do ano. Esse cronograma deve ser elaborado a partir da proposta curricular da instituição na qual o professor leciona ou ainda caso não exista tal proposta, o professor pode ter como base os conteúdos abordados nos livros didáticos adotados pela escola.

Minha proposta curicular deste ano foi feita com os temas contidos no material didático adotado pela escola. Meu primeiro passo foi fazer um arquivo com os conteúdos programáticos, ou seja, aqueles que deverão ser abordados ao longo do ano letivo em questão. Já num segundo momento, foi necessário dividir tais conteúdos de acordo com a divisão utilizada pela escola (bimestral, trimestral ou semestral), resultando assim no meu planejamento anual.

Mas não para por aí, professores não têm o direito de se acomodar só porque possuem em mãos o planejamento anual. Ser professor exige muito mais! Depois do planejamento anual em mãos é hora de dividir os conteúdos de acordo com a divisão escolhida (no meu caso trimestral) e isso inclui a previsão de avaliações, sejam elas formais (provas, trabalhos individuais, trabalhos em grupos) ou mais subjetivas (participação, elaboração diária de tarefas e etc).

Com isso, o professor estará um passo a frente! E então será a hora de elaborar os planejamentos semanais (o meu planejamento semanal do primeiro semestre está pronto, mas ainda não tive tempo de digitá-lo). E tão logo esse planejamento fique pronto, será possível iniciar a elaboração dos planejamentos diários. Isso mesmo, os planejamentos diários devem ser os últimos a serem feitos e além disso, devem ser revistos a cada dia.

Mas todo esse processo é muito subjetivo, em outras palavras, cada professor tem a liberdade de criar seu planejamento ao seu modo. E neste caso é recomendável que cada professor se organize do modo que seja mais fácil para se localizar durante as aulas e posteriormente, quando for necessário replanejar, acrescentando ou suprindo algo, conforme as espeficidades do grupo com o qual ele trabalha naquele momento.

Chego então a etapa em que estou agora, acabo de (re)organizar meu planejamento trimestral e incluir nele as avaliações, feriados e atividades a serem realizadas. Mais que isso, meu replanejamento também considerou um tema levantado pelas crianças, que indicaram que desejam saber mais sobre animais e insetos.

Bom, por este post é só, mas permaneço por aqui, agora analisando alguns livros didáticos (que serão alvo de um novo post) e selecionando algumas atividades. Até a próxima, pois o trabalho me aguarda!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Minhas Memórias Copyright © 2010 Design by Ipietoon Blogger Template Graphic from Enakei